Sacrifício Anual – Batalha da mente

Introdução

Todo problema começa em nossa mente. Quando vemos limites diante de nos imediatamente surgem pensamentos de fracasso. Se o problema começa em nossa mente é lá também onde surge nossas vitorias, portanto a mente ocupa um lugar importantíssimo em nossa vida em razão de governar nossas atitudes. O que somos é o resultado do que pensamos.
A maioria das pessoas possuem suas mentes condicionadas a viverem em alguma especie de prisão, e a financeira é uma delas. Conta-se que os cientistas fizeram a seguinte experiencia: Pegaram uma pulga e colocaram dentro de um recipiente com tampa, todas as vezes que a pulga saltava ela batia na tampa, ate que os cientistas perceberam que ela já não saltava to alto mais para evitar tocar com vilolencia na tampa. Depois de algum tempo retiraram a tampa, e mesmo estando livre para saltar para fora do recipiente ela continuava a dar pequenos saltos pensando que a tapa ainda esta lá. Há muitas pessoas assim, suas mentes estão condicionadas a viverem uma vida limitada, tem oportunidades, porem não as aproveita.

A – Três fontes de pensamentos
Há pelo menos três fontes de pensamentos que podem ocupar nossa mente e governar nossa vida.

1 – Nossos próprios pensamentos – Jer.17:9
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Quem controla nossa mente, controla nossa vida. Ficamos profundamente chateados quando somos enganados por alguém, porem a pior tragedia é quando permitimos que nossos próprios pensamentos destroem nossa vida

2 – Pensamentos malignos – Ef.6:16
embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.
Os pensamentos malignos são como flechas atiradas com fogo em sua ponta, quando atinge o alvo ela crava e incendeia ate queima-lo totalmente. Assim são os pensamentos malignos, eles quando alcançam nossa mente queimam nossa vida ate destrui-la por completo.

3 – Pensamentos Divino – Is.55:8-9
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR, porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos.
Nossa vida segue os pensamentos que permitimos ocupar nossa mente. Quando os Israelitas saíram do Egito muita coisa mudou na vida deles, menos sua maneira escrava de pensar, a caminho de uma terra que produzia leite e mel com abundancia, eles ainda estavam presos a vida que viveram durante 430 anos como escravos. Só não vivemos uma vida melhor ate agora porque nossos pensamentos estão distantes dos de Deus. Ele tem uma terra prospera, mas você quer a falsa segurança dos restos de comida dos egipicios.

B – Pensamentos que lutam pelo controle de nossas finanças – Mat.6:24
Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e a Mamaon.

Senhor quer dizer aquele que exerce completa autoridade de governo sobre alguém. Neste texto Jesus diz que há dois senhores, Deus e Mamon. Cada um deles tem seu pensamento sobre o dinheiro. O pensamento de Deus é que se queremos uma colheita precisamos plantar, e se queremos colher o que nunca colhemos precisamos plantar o que nunca plantamos. Mamon diz que quanto mais você reter, mais você terá. Qual pensamento estará no controle de sua mente no dia do sacrifício anual?

C – O poder de Mamon sobre o Jovem Rico – Mat.19:16
E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.

Aqui há algo bem interessante, esta mesma historia se repete ainda hoje, pessoas que estão debaixo da influencia de Mamon deixam o culto tristes, e alguns ate deixam a igreja. Mamon se sente mau porque não quer deixar que a pessoa passe daquele limite de finanças em sua vida.

D – O poder do pensamento de Deus sobre uma viuva – Ireis 17:9-16
Dispõe-te, e vai a Sarepta, que pertence a Sidom, e demora-te ali, onde ordenei a uma mulher viúva que te dê comida. Então, ele se levantou e se foi a Sarepta; chegando à porta da cidade, estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, uma vasilha de água para eu beber. Indo ela a buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão na tua mão. Porém ela respondeu: Tão certo como vive o SENHOR, teu Deus, nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos. Elias lhe disse: Não temas; vai e faze o que disseste; mas primeiro faze dele para mim um bolo pequeno e traze-mo aqui fora; depois, farás para ti mesma e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra. Foi ela e fez segundo a palavra de Elias; assim, comeram ele, ela e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do SENHOR, por intermédio de Elias.

A historia é de uma mulher viuva debaixo de uma de pensamentos pelo controle de sua mente. Mas, mesmo diante da morte ele não cedeu a Mamom que lhe dizia: se você fizer isto estará antecipando sua morte. Ele agiu de acordo com o pensamento de Deus não dando lugar aos dardos inflamados do maligno

Conclusão

Nossa vida segue nossos pensamentos e são eles que nos colocarão sob o poder provedor de Deus ou debaixo da desgraça de Mamom. Primeira Timóteo 6:10 diz: Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

 

quarto-domingo