PRIMEIRO DOMINGO – Abrindo mão do menos para ter o maior

INTRODUÇÃO


Conta-se a história de um macaquinho que enfiou a mão numa cumbuca e encontrou uma moeda de um real, imediatamente ele a segurou com firmeza fechando sua mão. Alguém em seguida ofereceu a ele uma nota de cem reais, porém ele relutou em pega-la pois para fazê-lo teria que soltar a moeda mesmo com a mão presa dentro da cumbuca. Ele não se dispôs a abrir mão de uma coisa menos por uma maior.
Assim é a maioria de nós, queremos algo maior, porém não estamos dispostos a abrir mão do menor para te-lo.

A – O que é um sacrifício?
Segundo o dicionário Aurélio da língua portuguesa, sacrifício é o ato de abrir mão voluntariamente do que se possui(menor) por um benefício maior. Pessoas que não possuem espírito de sacrifício nunca se movem do lugar em que estão, recusam proposta ou oportunidade maior por não querer se arriscar, ficando no final sem nada. O sacrifício é uma expressão de fé no que você está fazendo ou em quem está dizendo o que você deve fazer.

B – Quantas vezes aparece esta palavra na bíblia?
Coisas importantes sempre são repetidas, veja por exemplo quando repetimos a mesma coisa para um filho, para o marido ou esposa, para um amigo. Parece ser cansativo, porém a repetição revela a importância daquele assunto.
A palavra sacrifício aparece na bília por mais de 280 vezes. Por que tanta importância a este tema? A resposta é que ele é um dos fundamentos espirituais para revelar nossa fé na busca pelo impossível.

C – Em que situações o sacrifício aparece na bíblia?
Não vamos colocar aqui as mais de 280 situações em que ela aparece, em alguns casos Deus pede em outros a pessoas oferece, mas vejamos algumas delas:

1 – Abraão – Gen.22:2 “Deus pede a Abraão um sacrifício absurdo: seu filho Isaque!”
Gen.22:15 “Deus surpreende Abraão com bênçãos que ele nem sequer imaginava;

2 – Davi – IISam.24:18-25 – A atitude de sacrifício partiu do coração de Davi para anular uma praga que vinha matando milhares de pessoas por dia em Israel;

3 – Ana – I Sam.1:1 – Era permitido um homem judeu possuir uma segunda esposa quando a primeira não podia lhe dar filhos, por isto Elcana tomou Penina como mulher;
I Sam.1:3 – Anualmente eles subiam a Jerusalém para sacrificar em favor do próximo ano;
I Sam.1:5 – Elcana dava a Ana oferta dupla porque a amava, mesmo ela sendo estéril ele não a abandonou;
I Sam.1:6-8 – Ana sofria muito com as humilhações sofridas por parte de Penina, isto a deixava irritada e triste. Era uma situação que já durava muitos anos. E mesmo estando na igreja o sofrimento de Ana não tinha fim. Infelizmente esta é a realidade de muitas pessoas que estão aqui, muita coisa já mudou em sua vida, porém ainda está faltando uma coisa, e ela que deixa você triste e chateado.
I Sam.1:9-11 – Naquele ano Ana entrou no templo com uma atitude diferente, ela fez um voto pelo seu problema. Estava vivendo o seu pior momento na vida mesmo tendo um marido que a amava, não preenchia o lugar de um filho. Muito amargurada ela fez um voto.
I Sam.1:17 – O sacerdote libera a bênção sobre a vida dela mesmo sem saber o que ela havia pedido. Um voto é um sacrifício feito entre a pessoa e Deus e não entre Deus e a pessoa.

D – Resultado de um voto
I Sam.1:19-20 – Logo após o seu voto, na primeira oportunidade que houve, Deus se lembrou de Ana, e, ela engravidou.
Para certas coisas em nossa vida temos a impressão de que Deus se esqueceu de nós, mas um voto o faz lembrar-se. Deus se lembrou de Ana e lembrará de você também. Dia 14 de dezembro será o dia do nosso sacrifício anual. Neste dia você fará um voto a Deus por algo que você precisa muito e até agora, mesmo na igreja ainda não aconteceu.
Deus se lembrará de você na primeira oportunidade que tiver, e sua tristeza, amargura, irritação e humilhação acabará.
Você vai pegar este envelope que já tem alguns votos sugerido, aquele com o qual o seu coração se apegar é o que você colocará neste altar no dia 14 de dezembro.

E – Instruções para o pastor e para os irmãos

Pegue o envelope dobrado como está, em seguida vamos abri-lo juntos e vamos orar para que você faça o seu voto hoje para paga-lo no dia 14 de Dezembro.

Lembre-se que sacrifício é você abrir mão voluntariamente do que possui para ter um benefício maior.