Matéria extraída do site folhamax

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, promove um conjunto de ações de voluntariado em quatro municípios do Estado do Mato Grosso: Campo Verde, Nova Mutum, Várzea Grande e Lucas do Rio Verde.  A iniciativa é coordenada pelo Instituto BRF e promove a participação espontânea dos colaboradores da companhia em projetos nas comunidades em que atua. Serão diversas ações que envolvem o desenvolvimento social, educação nutricional e ambiental, e que movimentarão cerca de 160 voluntários e beneficiarão mais de 1.400 pessoas até o final do ano.

Em Campo Verde cerca de 20 voluntários e 40 jovens são mobilizados por meio do programa “Semeando Verde colhendo Futuro”, que visa a recuperação de áreas degradadas em torno do bairro Recanto dos Pássaros I. As atividades incluem arborização, recuperação, coleta seletiva do lixo e educação ambiental

Para desenvolver um projeto de alcance significativo e impacto para a comunidade local, o município de Nova Mutum firmou parceria entre os voluntários e a Polícia Militar, para o desenvolvimento de palestras de conscientização de crianças sobre o tema Álcool e Drogas nas escolas do município. Desde a primeira semana de agosto, cerca de 1.000 crianças são beneficiadas. Já o “Ecoar Vidas”, em parceria com a Igreja Casa da Benção, acontece com o intuito de reinserir ex-usuários de dependência química na sociedade e no mercado de trabalho. A expectativa é de que cerca de 100 pessoas sejam beneficiadas.

Com início em agosto, o projeto “Aprender para Empreender”, acontece em Várzea Grande e traz oficinas de sabão, artesanato e móveis em pallet. Todas colaboram com o desenvolvimento social da comunidade local, uma vez que o aprendizado traz oportunidades de geração de renda para os familiares. A iniciativa acontece durante todo o ano e contará com diversas ações que devem beneficiar mais de 300 pessoas de maneira direta e toda a comunidade de maneira indireta. Além dessas atividades, está prevista a “Corrida Kids”, que será em outubro e é direcionada para crianças de 6 a 12 anos, em escolas do bairro Cristo Rei.

De forma simultânea, os quatro municípios recebem o “Sentidos e Sabores”, desenvolvido nacionalmente pelo Instituto BRF em parceria com o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), e tem como propósito promover a conscientização sobre hábitos alimentares mais equilibrados e resgatar a relação das pessoas com o alimento.

Marcela Toguti, diretora executiva do Instituto BRF, destaca a importância do comitê de Investimento Social para o sucesso das ações. “Nossos comitês realizam um mapeamento de oportunidades e desafios de cada região antes de planejar as atividades. Esse estudo prévio é o que faz com que as ações sejam tão benéficas para a sociedade”, afirmou.

Sobre a BRF

A BRF é uma das maiores companhias de alimentos do mundo, com mais de 30 marcas em seu portfólio, entre elas, Sadia, Perdigão, Qualy, Paty, Dánica, Bocatti e Vienissima. Seus produtos são comercializados em mais de 150 países, nos cinco continentes. Mais de 100 mil funcionários trabalham na companhia, que mantém mais de 50 fábricas em oito países (Argentina, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Holanda, Malásia, Reino Unido, Tailândia e Turquia).

Sobre o Instituto BRF

O Instituto BRF foi criado em 2012 e realiza a coordenação corporativa das atividades de promoção do desenvolvimento local, garantindo a gestão compartilhada do investimento social da companhia e do relacionamento com comunidades. Os Comitês de Investimento Social Local Investimento Social atuam em parceria com o Instituto e têm a finalidade de identificar oportunidades, ativos e necessidades, planejar e desenvolver iniciativas que contribuam com o desenvolvimento e equilíbrio social e ambiental das localidades.